segunda-feira, 25 de agosto de 2014

A mesma luta, mas novas possibilidades

Por Kassia Bobadilla - 25/08/2014 - 15:28

Cerca de 50 pessoas participaram da reunião sobre o monotrilho, realizada na Comunidade São José Operário, na tarde do domingo (24)

Conduzida por André Delfino, do Movimento de Defesa do Favelado (MDF); a reunião teve como objetivo informar aos moradores sobre o andamento das negociações com o Poder Público a respeito da futura obra do monotrilho.
Atentos para as informações. Foto: Kassia Bobadilla
No dia 20 de agosto, a comissão de moradores da favela reuniu-se com representantes da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) para discutir sobre a viabilidade de compra do terreno localizado atrás da favela para que esse seja destinando a habitação de interesse social. “Com esse terreno poderemos resolver os problemas de moradia das famílias dessa favela e de tantas outras da região”, disse Delfino.  Apesar da CDHU mostrar-se favorável e disposta a conversar sobre essa proposta com o Metrô, um ponto que deve ser levado em consideração é que o valor do terreno é muito alto e, dessa forma, o preço dos apartamentos e casas não sairia por menos de R$ 260 mil.

Uma das possíveis soluções para permitir que famílias que tenham renda entre 1 e 2 salários mínimos possam ter acesso à moradia, e reduzir o valor do imóvel, é realizar a construção das moradias no modelo de mutirão por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida – Entidades”. Para quem se lembra dos mutirões ocorridos aqui na favela nos anos 1970, esse aconteceria de forma um pouco diferente; o mutirão envolveria a participação de um escritório de arquitetura, organização de uma associação ou cooperativa para organizar o trabalho, além de outros critérios que são colocados pelo governo. O MDF ficou de refletir sobre essa possibilidade, e também de consultar isso com lideranças do movimento de moradia. Futuramente, isso será devidamente informado e debatido com os moradores, caso essa proposta seja aprovada.

Sendo assim, uma janela de oportunidade e esperança abre-se para a favela. A comissão de moradores e a CDHU já estão buscando a data para uma nova reunião com o Metrô.


Mobilização na 6ª feira (29/08) – O Secretário de Habitação José Floriano de Azevedo Marques Neto comparecerá à Subprefeitura da Vila Prudente para uma reunião, às 9h, no dia 29/08. Chicão e André reforçaram que seria desejável a presença de bastante gente nesse dia, para que possamos pressionar o Secretário no atendimento da demanda por moradia e no desenvolvimento de projetos de habitação de interesse social na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seu comentário será lido e estando de acordo com a linha editorial do blogger será publicado. Obrigado por participar, você é importante!